GERAL

AFESMlL | PLANO DE AÇÃO

59visualizações

O Plano de Ação da Afesmil acontece por meio das atividades desenvolvidas nas 10 Comissões.

COMISSÃO 1 – ADMISSÃO E ASSUNTOS CONGÊNERES

OBJETIVO: a comissão de Admissão e assuntos congêneres cuida do ingresso de Acadêmicas titulares, correspondentes, honorárias e beneméritas.  O perfil literário e cultural das Acadêmicas titulares é obtido por meio do formulário prório. Além de delinear a biobibliografia das ocupantes de cada cadeira também projeta o perfil buscado para as ocupantes das cadeiras de associadas correspondentes. Nesta comissão, além da biobibliografia das participantes é abordada também a biobibliografia das patronas desde:

—a nota biográfica: contendo apenas os locais e as datas de nascimento e falecimento e, em seguida, os nomes das obras acompanhadas da menção sobre os gêneros literários e os respectivos anos de publicação;

—o perfil biobibliográfico: com acréscimos de comentários; 1 lauda e destinado ao blog;

—o ensaio biobibliográfico com acréscimo de discussões; 5 laudas podendo se configurar como o discurso de abertura da 1a Semana dedicada à patrona e destinado ao site.

Esta comissão no âmbito dos assuntos congêneres em diálogo com a comissão de comunicação externa promove parcerias e se dedica à formação de redes em prol da regionalização e da internacionalização do ecossistema literário sul-minero do qual a Afesmil é parte integrante.

COMISSÃO 2  EVENTOS e CERIMONIAL

OBJETIVO: a comissão de Eventos e Cerimonial acompanha o Calendário Permanente e Geral da Afesmil, bem como coordena as atividades do Calendário Anual e Específico de Eventos da Afesmil .  Destacando que tais atividades estão organizadas em 4 programas estruturadores:

—Afesmil Comemora: para a organização dos Dias e das Semanas Literárias além de outras datas do Calendário em geral;

—Afesmil Recebe: para a organização das entrevistas com decanas, pesquisadores e demais convidados;

 Afesmil Participa: para a organização da participação da entidade ou de membros em eventos, campanhas, prêmios, ações, projetos, programas, iniciativas de terceiros;

—Afesmil  Divulga:  para a organização e a publicização de lançamentos de livros e eventos;

Ressalta-se que para os Dias e as Semanas Literárias, os principais eventos comemorativos relacionados às patronas, há orientações específicas.

COMISSÃO 3  CAPTAÇÃO DE RECURSOS

OBJETIVO: a comissão de Captação de Recursos, além dos recursos com os quais a tesouraria já conta, regularmente, que são as contribuições institucionais (anuidade das acadêmicas titulares e, em breve, também das acadêmicas correspondentes e das beneméritas), busca uma captação de recursos mais estratégica e que proporcione, a longo prazo, a sustentabilidade da nossa organização. Procura avançar de uma visão compartimentada (de captação de recursos para projetos e ciclos de atividades) para uma visão de longo prazo, trazendo ferramentas de fácil aplicação para a construção de uma estratégia institucional de captação de recursos. Vai, desde o desenvolvimento institucional, com um histórico e os conceitos trabalhados na entidade.  E um plano, com várias estratégias de captação de recursos, além da análise da visão externa da nossa organização.

COMISSÃO 4  COMUNICAÇÃOACERVOPUBLICAÇÕES e TRADUÇÃO

A comissão “COMUNICAÇÃO, ACERVO, PUBLICAÇÕES e TRADUÇÃO” se desdobra em 4 subcomissões uma para cada segmento.

COMUNICAÇÃO

OBJETIVO: a subcomissão Comunicação é responsável por cuidar da Comunicação Interna e Externa da Afesmil.

ACERVO

OBJETIVO: a subcomissão Acervo é encarregada de cuidar do acervo físico e digital da Afesmil.

PUBLICAÇÕES

OBJETIVO: a subcomissão Publicações é incumbida de coordenar a produção editorial da Afesmil.

O selo editorial da Casa foi denominado Cattleya.

Sua publicação primeira é a Revista intitulada Letras Femininas e Feministas na Mantiqueira Grande.

As publicações tradicionais em academias de um modo geral estão contempladas com os Anais Discursos Anuários e Relatórios de Atividades.

TRADUÇÃO

OBJETIVO: a subcomissão Tradução é responsável pela tradução do repertório literário relacionado à Afesmil em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Línguas Estrangeiras, inicialmente, nas Línguas Inglesa e Espanhola nas outras quatro que compõem as seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, francês, russo.

E, posteriormente, em outras Línguas Estrangeiras, preferencialmente, a dos países em que há cidades que integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco na Subrede da Literatura.

COMISSÃO 5  LINGUÍSTICA

OBJETIVO: a comissão cultural permanente “LINGUÍSTICA” busca analisar todos os aspectos da linguagem, bem como os métodos para estudá-los e modelá-los. Os trabalhos deverão se apoiar na Linguística Histórica, Geolinguística, Sociolinguística, Análise do Discurso.  E ainda se relacionar à Filosofia da Linguagem, Estilística e Retórica, Semiótica, Lexicografia e Tradução.  No rol das atividades previstas, estão a organização de palestras, conferências, mesas-redondas, debates e a escrita de artigos.

COMISSÃO 6  ORATURA

OBJETIVO: a comissão cultural permanente “ORATURA” tem por objetivo delinear os conceitos de Oratura e Literatura Oral ao longo do tempo e ao largo do espaço; elencar, descrever, ilustrar as diversas manifestações neste campo, catalogar, sistematizar, estudar e recontar narrativas locais e da região sul-mineira, se estendendo pelas suas franjas na Serra da Mantiqueira e Bacia do Rio Grande.  Em seguida para o estado de Minas e seus vizinhos São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, até alcançar o Brasil. Prosseguir para os 4 cantos do mundo em todos os continentes:  África; Europa e América do Norte; América Latina e Caribe; Países Árabes;  Ásia e Pacífico.  Sempre privilegiando as narrativas de autora das patronas da Afesmil.

A lista das atividades desenvolvidas é orientada pelos seguintes programas estruturadores:

—Afesmil Lê;

—Afesmil Narra;

—Afesmil Escreve.

COMISSÃO 7  LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

OBJETIVO: a comissão cultural permanente “LITERATURA INFANTIL E JUVENIL” tem por meta divulgar a Literatura Infantil e Juvenil produzida no passado e no presente por autoras do Sul de Minas e suas franjas na Serra da Mantiqueira e Bacia do Rio Grande. Além de acompanhar a produção em nível estadual, nacional, continental e internacional (centros de referência, bibliotecas, eventos, feiras, festas, festivais, fóruns, salões, campanhas, prêmios etc). Em nível estadual, destaca-se o Salão do Livro Infantil e Juvenil.  Em nível nacional: a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ em suas 18 categorias do Prêmio FNLIJ: Criança, Jovem, Imagem, Informativo, Poesia, Teórico Leitura e LIJ, Reconto, Literatura em Língua Portuguesa (Portugal), Tradução/ Adaptação Criança, Informativo, Reconto e Jovem, Teatro, Livro-Brinquedo, Escritor Revelação, Ilustrador Revelação, Melhor Ilustração e Melhor Projeto Editorial com os melhores livros deste gênero, além dos selos de “Altamente Recomendável” e “Acervo Básico”. A FNLIJ é a seção brasileira do International Board on Books for Young People – IBBY.  Nesta instituição, o principal prêmio é o Hans Christian Andersen (HCA), que a cada dois anos, elege um escritor e um ilustrador pelo conjunto da obra dos candidatos indicados pelas seções nacionais. Também em nível internacional, há o Clube de Leitura da Agenda 2030, das Organizações das Nações Unidas (ONU), que incentiva pequenos de 6 a 12 anos a interagir com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de livros.

A lista das atividades desenvolvidas dialoga com os seguintes programas estruturadores:

—Afesmil Lê;

—Afesmil Narra;

—Afesmil Escreve.

COMISSÃO 8  LITERATURA EM PROSA E VERSO

OBJETIVO: a comissão cultural permanente “LITERATURA EM PROSA E VERSO” é voltada para a criação literária, para o processo através do qual se produz a Literatura e abrange estudo e exercício prático dos gêneros, espécies e formas literárias.

No conjunto das atividades, encontramos os seguintes programas estruturadores:

—Afesmil Lê;

—Afesmil Escreve.

COMISSÃO 9  ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

OBJETIVO: a comissão cultural permanente “ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA” debate como tem sido o ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica brasileira, sintetiza as propostas de diversos autores da área, elabora sugestões de intervenção que possam superar a primazia do ensino de gramática, do uso artificial da língua, do ensino inadequado de literatura na prática em sala de aula de língua e literatura. Empenha-se na elaboração de estratégias de ensino capazes de romper com a tradição que burocratizou o ensino de língua e literatura em nossas escolas e que pouco contribui para a formação de nossos estudantes. Dialoga com projetos de extensão universitária junto a entidades presentes na região sul-mineira bem como com as superintendências regionais de ensino do polo sul da secretaria estadual de educação de Minas Gerais (Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Passos, Campo Belo, Varginha, Pouso Alegre, Itajubá e Caxambu) (ANEXO E), além das secretarias municipais que correspondem ao Sul de Minas Cultural/Postal/Literário.

No rol das atividades desenvolvidas em contexto escolar, adotamos os seguintes programas estruturadores:

—Afesmil vai à Escola;

—Afesmil está na Comunidade;

—Afesmil Combate Violência, Discriminação contra Mulher

COMISSÃO 10  HISTÓRA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA

A comissão cultural permanente “HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA” se desdobra em 2 subcomissões: ‘História Literária’ e ‘Teoria e Crítica Literária’.

OBJETIVO: a subcomissão História Literária, no campo teórico, discute as interfaces entre História e Literatura. Tanto o texto literário como documento da história ou a história como contexto que atribui significado ao texto literário. E ainda o seu duplo papel, como História/Historiografia literária enquanto instituição e discurso, que organiza a história, atribui-lhe sentido, mas precisa dar conta do discurso que está sempre em processo.  E, no campo prático, lança luz sobre a Literatura de autora feminina com as mais varadas temáticas e gêneros já produzidos na região procurando organizar biobibliografias e antologias de tal repertório.

O roteiro das atividades previstas apoia-se no seguinte programa estruturador:

—Afesmil Faz História.

OBJETIVO: a subcomissão Teoria e Crítica busca oferecer análises sobre a obra literária e que

estejam muito além do senso comum.  Como primeiro passo, no estudo teórico-crítico literário atenta para o fato de que a compreensão do conceito de literatura não é apenas complexo, mas também dinâmico.  Isso quer dizer que, nenhum texto literário pode ser desvinculado do período histórico, do lugar ou da cultura em que foi criado, como a própria concepção do que é a literatura, já passou por muitas transformações. Esta comissão, debate essa e outras questões fundamentais e procura através do conjunto de suas atividades (grupos de estudo e discussão, seminários, painéis, mesas-redondas, clubes de leitura colunas em jornais, revistas, mídias tradicionais e digitais etc)  apresentar o percurso histórico das maiores correntes teórico-críticas da literatura e suas estratégias de interpretação para o conjunto de participantes da Afesmil.

No conjunto das atividades, encontramos os seguintes programas estruturadores:

—Afesmil Lê;

—Afesmil Escreve.

Deixe seu Cometário